Pela primeira vez fui passear na Praça dos 3 Poderes, debaixo de um sol escaldante que me deixou as marcas dos óculos e do vestido na pele. A Praça fica cercada pelo Palácio do Planalto, pelo STF e pelo Congresso ( Executivo, judiciário e legislativo, colocados em forma de triângulo equilátero para nenhum ter peso maior do que outro). Como tudo aqui, foi projetada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer.
O passeio pela praça demora bastante, já que lá fica uma série de cartoes postais da cidade:
1) o monumento aos candangos, de Bruno Giorgi, é uma homenagem aos que trabalharam na construçao de Brasilia. Na verdade, a escultura se chama Os Guerreiros.

2) A escultura da Justiça, de Alfredo Ceschiatti:

3) O Pombal, de Niemeyer, que nunca imaginei que realmente fosse um pombal:

4) A pira da Pátria, sempre acesa:

5) o mastro da Bandeira, de Sergio Bernardes, com 100 metros de altura e 24 pilares representando os estados brasileiros.

6) o Panteao da Pátria, em homenagem a Tancredo Neves ( deliciosamente refrigerado e escuro, um oásis para turistas desidratados como nós)

7) o Marco Brasília, também do Oscar!

8) o Museu Histórico de Brasília, com fachada em homenagem a JK e que explica a escolha do Planalto Central para abrigar a capital do país.

Recomendo aos visitantes: filtro solar, chapéu, garrafinha de água ( que pode ser comprada lá mesmo) e sapatos ultraconfortáveis. As distâncias em Brasília sao quilométricas, mesmo estando dentro de uma praça!
Próxima parada: Congresso Nacional, amanha!